siderurgia

SISTEMA DE INJEÇÃO DE GASES

A Magnesita, seguindo seu objetivo de fornecer soluções completas e integradas, desenvolveu sistemas mecânicos para panelas, integrando-os aos materiais refratários usados para injeção de gases através dos plugues.

As soluções buscam otimizar a performance de cada cliente, aumentando a qualidade do aço fabricado, a produtividade e a segurança operacional, ao mesmo tempo em que busca a redução do custo de produção.

Os Sistemas de Injeção de Gases (SIG) desenvolvidos pela Magnesita têm o objetivo de atender a crescente demanda das siderúrgicas por confiabilidade, segurança operacional comprovada, fácil instalação, custos competitivos e praticidade operacional.

Sig

Vantagens
Características
Refratários

Plugue

O plugue é um importante componente do Sistema de Injeção de Gases da Magnesita. Ele é instalado no fundo das panelas de aço, tornando possível a agitação do banho e assim auxiliando nos tratamentos metalúrgicos.

Plugue

Classificação dos Plugues

Fabricação

Sistema

Desempenho

Lanças Refratárias

Para facilitar os processos de refino secundário nas panelas de aço – forno-panela, aluminotermia, estação de borbulhamento – são utilizadas lanças refratárias para os diversos fins, tais como injeção de argônio, injeção de oxigênio e injeção de pós, as quais possuem diferentes finalidades.

lancas-refratarias

Esses diversos tipos de lanças são produzidas pela Magnesita e são constituídas de um tubo metálico central envolto de concreto refratário de alta alumina, cuja especificação do concreto refratário e do seu formato é definida em função da aplicação da lança e das exigências do processo no qual ela será utilizada. Conheça um pouco mais sobre as lanças:

Lanças de argônio: são usadas em fornos-panelas, processos de aluminotermia e estações de borbulhamento para a injeção de argônio para fins de homogeneização do aço quanto a composição química e temperatura.

Lanças de oxigênio: são usadas em processos de aluminotermia ( CAS-OB, IR-UT, AHF etc.) para fins de injeção de oxigênio para a oxidação do alumínio e consequentemente aumentar a temperatura do aço líquido.

Lanças de injeção de pós: são usadas em fornos-panelas e processos de aluminotermia para fazer a injeção de pós dessulfurantes reduzindo o teor de enxofre no aço líquido.

Todos esses processos são necessários para a elaboração de aços com maior grau de pureza.

Para receber nosso catálogo de produtos, clique no link abaixo e selecione Assistência Técnica. 

  contato Clique aqui e fale conosco.