siderurgia

CONVERTEDOR LD

A Magnesita oferece soluções integradas e específicas para cada projeto desenvolvido, levando em consideração o tipo de carcaça metálica, assim como o perfil operacional do cliente. Desde a elaboração do projeto refratário até a sua montagem final, a Magnesita se preocupa com cada detalhe buscando sempre a melhor performance, chegando até à criação de composições específicas para cada região do equipamento em função da sua necessidade.

convertedor-ld

Para cada composição dos refratários de magnésia-carbono destinados aos revestimentos dos convertedores LD existe uma equipe de profissionais com a mais elevada qualificação técnica e longa experiência no mercado siderúrgico. Toda nova concepção de projeto para revestimento refratário é a tradução das condições operacionais do cliente para cada região do convertedor LD.

Monitoramento da campanha
Contrato de garantia de vida

CONVERTEDOR AOD

O convertedor AOD é um dos principais equipamentos utilizados na produção de aços inoxidáveis. Ele é empregado no refino primário do aço com o objetivo de fazer a oxidação do carbono presente no banho metálico.

A Magnesita tem conseguido desenvolver uma ampla gama de produtos refratários básicos especificamente para esse equipamento. Dentre eles, os mais importantes são à base de doloma, que podem ser tanto queimados quanto resinados. Devido a isso, a Magnesita se tornou a mais importante fornecedora de refratários em doloma para a indústria de aço inoxidável.

Para estes fabricantes, a Magnesita oferece uma grande quantidade de modelos técnicos e ferramentas para a avaliação dos processos metalúrgicos, desde modelos de condicionamento de escória até o controle de inclusão no processo de produção e refino.

convertedor-aod

Seleção de refratários

Desenho do revestimento do convertedor

CONVERTEDOR MRPL

O convertedor MRPL (Metal Refining Process by Lance) consiste em uma das variações do convertedor LD no qual é possível fazer a injeção de gases  (argônio,nitrogênio, oxigênio etc.) pelo fundo e sopro de oxigênio pelo topo através de lança metálica, para produção de diversos tipos de aços, principalmente os inoxidáveis.

O revestimento refratário do convertedor MRPL é feito com refratários magnesianos queimados para a camada permanente e refratários de magnésia-carbono para a camada de trabalho. Em geral, o conjunto refratário do fundo do convertedor é trocado de 2 a 4 vezes durante a campanha do revestimento da parede, em função da maior velocidade de desgaste dessa região por conta da injeção de gases através de ventaneiras refratárias durante o refino da corrida.

A Magnesita possui toda a linha de refratários para o revestimento dos convertedores MRPL, incluindo as massas e equipamentos utilizados por ocasião da troca do fundo, a qual é realizada a quente com aplicação de concreto refratário de magnésia-carbono por bombeamento, fazendo a selagem entre os tijolos do fundo e os tijolos da parede.

Para receber nosso catálogo de produtos, clique no link abaixo e selecione Assistência Técnica. 

  contato Clique aqui e fale conosco.